
Fundamentos de Informática
(4,7)Programa curricular
- Unidade 1 - O Papel de um Desenvolvedor
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- Introdução
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Entenda sua trilha
- Dica do Especialista e Objetivos de Aprendizagem
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Primeiros passos
- 1) Habilidades de um Desenvolvedor
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Pílula do Conhecimento 1: Habilidades de um Desenvolvedor
- Fundamentos da informática | Pílula do Conhecimento 2 - Habilidades de um Desenvolvedor
- 1.1) Responsabilidades de um Desenvolvedor
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Pílula do Conhecimento 3: Responsabilidades de um Desenvolvedor
- 2) Como as empresas se organizam para trabalhar com o desenvolvimento de software
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Pílula do Conhecimento 4: Como as empresas se organizam para trabalhar com o desenvolvimento de software
- 2.1) Relação entre as diversas tecnologias e o desenvolvimento de Software
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Pílula do Conhecimento 5: Relação entre as diversas tecnologias e o desenvolvimento de Software
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Pílula do Conhecimento 6: Relação entre as diversas tecnologias e o desenvolvimento de Software
- 3) Como o curso irá ajudá-lo(a)?
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Masterclass 1
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Masterclass 2
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Masterclass 3
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Masterclass 4
- Síntese
- Fundamentos da informática | Unidade 1 - Dicas Masterclass
- Fundamentos da informática | E-book - Resumo da unidade 1
- Unidade 2 - A evolução dos computadores, seus componentes e dispositivos
-
- Introdução e Objetivos de Aprendizagem
- Fundamentos da informática | Unidade 2 - Primeiros passos
- 2.1) História dos Computadores
- Fundamentos da informática | Unidade 2 - Pílula do Conhecimento 1: História dos Computadores
- Fundamentos da informática | Unidade 2 - Pílula do Conhecimento 2: História dos Computadores
- 2.1.1) Primeira Geração (1951 – 1959): Válvula eletrônica
- 2.1.2) Segunda Geração (1959 – 1965)
- 2.1.3) Terceira Geração (1959 – 1965)
- 2.1.4) Quarta Geração (1975 – os dias atuais)
- Fundamentos da informática | Unidade 2 - Pílula do Conhecimento 3: História dos Computadores
- 2.2) Componentes de um computador
- Fundamentos da informática | Unidade 2 - Pílula do Conhecimento 3: Componentes de um computador
- Fundamentos da informática | Unidade 2 - Pílula do Conhecimento 4: Componentes de um computador
- 2.3) Dispositivos de entrada e saída
- Fundamentos da informática | Unidade 2 - Pílula do Conhecimento 5: Dispositivos de entrada e saída
- 2.3.1) Técnicas de Operações de E/S
- Fundamentos da informática | Unidade 2 - Pílula do Conhecimento 6: Técnicas de Operações de E/S
- Síntese
- Fundamentos da informática | Unidade 2 - Dicas Masterclass
- Fundamentos da informática | E-book - Resumo da unidade 2
- Unidade 3 - Sistemas Operacionais
-
- Introdução e Objetivos de Aprendizagem
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Primeiros Passos
- 3.1) Sistema Operacional (SO)
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Pílula do Conhecimento 1: Sistema Operacional
- 3.1.1) Evolução do Sistema Operacional
- 3.1.2) Primeiro sistema moderno – Unix
- 3.2) Categorias de Sistemas Operacionais
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Pílula do Conhecimento 2: Categorias de Sistemas Operacionais
- 3.2.1) Tipos de Sistemas Operacionais
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Pílula do Conhecimento 3: Tipos de Sistemas Operacionais
- 3.3) Estado de processos
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Pílula do Conhecimento 4: Estado de processos
- 3.4) Threads
- 3.4.1) Processo e as threads
- 3.5) Gerenciamento de memórias
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Pílula do Conhecimento 5: Gerenciamento de memórias
- 3.5.1) Função do gerenciamento de memórias
- 3.5.2) Tipos de gerenciamento de memória
- 3.5.3) Alocações particionadas estática e dinâmica
- 3.5.4) Memória virtual
- 3.6) Sistema de arquivos
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Pílula do Conhecimento 6: Sistema de arquivos
- 3.6.1) Diversidades de sistemas de arquivos
- 3.6.2) Escalonamento de processos
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Masterclass 1
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Masterclass 2
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Masteclass 2
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Masterclass 4
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Masterclass 5
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Masterclass 6
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Masterclass 7
- Síntese
- Fundamentos da informática | Unidade 3 - Dicas Masterclass
- Fundamentos da informática | E-book - Resumo da unidade 3
- Unidade 4 - Fundamentos de Redes
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- Introdução e Objetivos de Aprendizagem
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Primeiros Passos
- 4.1) Uma abstração da arquitetura de um navegador
- 4.2) Funcionalidade dos navegadores
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Pílula do Conhecimento 1: Funcionalidade dos Navegadores
- 4.3) Como funciona um navegador?
- 4.3.1) Renderizar o HTML
- 4.3.2) Renderizar o CSS
- 4.3.3) Tudo separado e, agora, tudo junto: render tree para a criação do layout!
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Pílula do Conhecimento 2: Renderizar o HTML e CSS
- 5.) O que é uma rede?
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Pílula do Conhecimento 3: Rede 4
- 5.1) A Internet
- 5.2) Como a Internet funciona?
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Pílula do Conhecimento 4: Funcionamento da Internet
- 5.3) A Internet é só uma rede?
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Pílula do Conhecimento 5: A Internet é só uma rede?
- 5.4) Como o site é retornado?
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Pílula do Conhecimento 6: Como o site é retornado?
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Masterclass 1
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Masterclass 2
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Masterclass 3
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Masterclass 4
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Masterclass 5
- Síntese
- Fundamentos da informática | Unidade 4 - Dicas Masterclass
- Fundamentos da informática | E-book - Resumo da unidade 4
- Unidade Bônus - Algoritmos
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- Introdução e Objetivos de Aprendizagem
- Fundamentos da informática (Unidade bônus) | Primeiros Passos
- 1.1) O que são algoritmos?
- Fundamentos da informática | Unidade bônus 1 - Pílula do Conhecimento 1: O que são Algoritmos?
- Fundamentos da informática| Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 2: O que são Algoritmos?
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 3: O que são Algoritmos?
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 4: O que são Algoritmos?
- 1.2) Como criar um algoritmo?
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 5: Como criar um algoritmo?
- 1.3) Como unir tudo em uma aplicação de computador?
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 6: Como unir tudo em uma aplicação de computador?
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Masterclass 1
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Masterclass 2
- Síntese
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Dicas Masterclass
- Fundamentos de informática | Unidade bônus - Masterclass Bônus
- Fundamentos da informática | E-book - Resumo da unidade bônus
- Unidade Bônus - Lógica de Programação
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- Introdução e Objetivos de Aprendizagem
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Primeiros Passos
- 2.1) Lógica de Programação
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 1: Lógica de Programação
- 2.2) Condições comparativas
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 2: Condições comparativas
- 2.3) Controles
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 3: Controles
- 2.3.1) Condicionais
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 4: Condicionais
- 2.3.2) Repetição
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 5: Repetição
- 2.4) Variáveis
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Pílula do Conhecimento 6: Variáveis
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Masterclass 1
- Síntese
- Fundamentos da informática | Unidade bônus - Dicas Masterclass
- Fundamentos da informática | Unidade bônus 2 - Masterclass 2
- Fundamentos da informática | Unidade bônus 2 - Masterclass 3
- Fundamentos da informática | E-book - Resumo da unidade bônus 2
- Fim da Jornada
Avaliações
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Leonardo Jardim Farias
1
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Diego Corrêa Gamarra
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Guilherme Da Silva Pinto
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1
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Klayton Gloeden
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Jose Carlos Segovia Belizario
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Igor Pontes
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IRANILDO SOUSA SANTOS
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Adriano Henrique Pereira Da Silva
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Carlos Magno Pereira
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Daiana Cardoso Dias
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Felipe Vieira De Souza
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Francisco Gustavo Oliveira De Sousa
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Jorge Henrique Custódio
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Leandro Carone Lanschi
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Reginaldo Curado Pontes
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GABRIEL DEMICHELI