
Qualidade de Software
(5,0)Programa curricular
- Unidade 1 - Teste de Software
-
- Entenda a sua trilha - QA Unidade 1
- Introdução e Objetivos de Aprendizagem
- Passo a Passo - QA Unidade 1
- 1. 1 O que é Teste de Software - Unidade 1.
- QA | Unidade 1 - Pílula do conhecimento 1: {{Teste de Software}}
- 1.2 Os sete princípios de testes - Unidade 1
- QA | Unidade 1 - Pílula do conhecimento 2: {{Os sete princípios de testes}}
- 1.3 Atividades de teste
- QA | Unidade 1 - Pílula do conhecimento 3: {{Atividades de Testes}}
- 1.3.1 Planejamento do teste
- 1.3.2 Implementação do Teste
- 1.3.3 Execução do teste
- 1.3.4 Conclusão do teste
- QA | Unidade 1 - Pílula do conhecimento 3: {{Casos de Testes, Massas de Dados e Erros}}
- 1.4 Casos de Testes
- 1.4.1 Casos de testes funcionais
- 1.4.2 Casos de testes não funcionais
- 1.5 Massa de Dados
- 1.6 Erros, defeitos, falhas
- 1.7) Teste manual/Teste automatizado
- Pílula do conhecimento 1 - Teste manual/Teste automatizado - QA Unidade 1
- 1.8 Tipos de Testes
- 1.8.1 Testes Unitários
- 1.8.2 Testes de Integração/ Componentes/ Funcionais
- 1.8.3 Testes de User Interface (UI) e Experiência do Usuário (UX)
- 1.8.4 Testes Exploratórios
- 1.9) Pirâmide de Testes
- 1.10) Testadores – quem somos e o que queremos
- 1.11) O que testamos, o que não testamos, como testamos, o que esperar do time de testes – Plano de Testes
- 1.11.1) Estrutura do Plano de Testes
- QA | Unidade 1 - Pílula do conhecimento 4: {{Estrutura do Plano de Testes}}
- QA | Unidade 1 - Masterclass 1
- QA | Unidade 1 - Masterclass 2
- QA | Unidade 1 - Masterclass 3
- QA | Unidade 1 - Masterclass 4
- Síntese
- Exercício Extra - Unidade 1
- E-book - Resumo da unidade | QA - Unidade 1
- Unidade 2 - Gestão do Ciclo de Vida de Testes (STLC)
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- Introdução e Objetivos de Aprendizagem
- Primeiros Passos - QA Unidade 2
- 2.1) O que é o ciclo de testes de software?
- QA | Unidade 2 - Pílula do conhecimento 1: Testes de Software
- 2.2) Ciclo de Desenvolvimento de Software (SDLC) e Ciclo de Testes de Software (STLC)
- 2. 2 .1) As atividades de testes dentro do ciclo de desenvolvimento
- QA | Unidade 2 - Pílula do conhecimento 2: As atividades de testes dentro do ciclo de desenvolvimento
- 2. 2 .1) As atividades de testes dentro do ciclo de desenvolvimento
- 2.2.2) Fases do ciclo de testes de software
- 2.3) Teste Ágil
- QA | Unidade 2 - Pílula do conhecimento 3: Teste Ágil
- 2.4) Diagrama de Quadrantes
- 2.5 Métodos de Testes Ágeis (Agile Testing Methods)
- QA | Unidade 2 - Pílula do conhecimento 4: Métodos de Teste Ágil
- 2.6 Desenvolvimento orientado ao comportamento (BDD)
- QA | Unidade 2 - Pílula do conhecimento 5: Desenvolvimento orientado ao comportamento (BDD)
- 2.7) Testes Exploratórios
- 2.8) Desenvolvimento Orientado a Testes
- QA | Unidade 2 - Pílula do conhecimento 6: Desenvolvimento Orientado a Testes de Aceitação (ATDD)
- QA | Unidade 2 - Masterclass 1
- QA | Unidade 2 - Masterclass 2
- QA | Unidade 2 - Masterclass 3
- Síntese
- Exercício Extra - Unidade 2
- E-book - Resumo da unidade | QA - Unidade 2
- Unidade 3 - Ferramentas de Gestão de Testes
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- Introdução e Objetivos de Aprendizagem
- Primeiros Passos - QA Unidade 3
- 3.1) Por que usar ferramentas?
- QA | Unidade 3 - Pílula do conhecimento 1: Por que usar ferramentas?
- 3.2) O que a ferramenta deve oferecer
- QA | Unidade 3 - Pílula do conhecimento 2: O que a ferramenta deve oferecer
- 3.2.1) Gerenciar casos de testes.
- 3.2.1.1) Criação de casos de testes
- 3.2.1.2) Manutenção de casos de testes
- 3.2.1.3) Gerenciar ciclo de testes
- 3.2.1.4) Gerenciar ambientes de testes
- QA | Unidade 3 - Pílula do conhecimento 3: Gerenciar ambientes de testes
- 3.2.1.5) Gerenciar a execução de testes
- 3.2.1.6) Gerar relatórios de execuções – manuais/ automatizados
- QA | Unidade 3 - Pílula do conhecimento 4: Manuais/ automatizados
- 3.2.1.7) Métricas
- QA | Unidade 3 - Pílula do conhecimento 5: Métricas
- 3.3) Como escolher a ferramenta.
- QA | Unidade 3 - Pílula do conhecimento 6: Como escolher a ferramenta.
- QA | Unidade 3 - Masterclass 1
- QA | Unidade 3 - Masterclass 2
- QA | Unidade 3 - Masterclass 3
- Síntese
- Exercício Extra - Unidade 3
- E-book - Resumo da unidade | QA - Unidade 3
- Unidade 4 - Pirâmide de Testes e Gates de Qualidade
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- Introdução e Objetivos de Aprendizagem
- Primeiros Passos - QA Unidade 4
- 4.1) Pirâmide de Testes
- QA | Unidade 4 - Pílula do conhecimento 1: Pirâmide de Testes
- 4.1.1) Testes unitários
- 4.1.1.1) O que é uma unidade?
- 4.1.1.2) O que testar como parte de testes unitários?
- 4.1.2) Testes de Integração
- QA | Unidade 4 - Pílula do conhecimento 1: Testes de Integração.
- 4.1.3) Testes de interface do usuário
- QA | Unidade 4 - Pílula do conhecimento 3: Testes de interface do usuário.
- 4.1.4) Testes “end-to-end”
- QA | Unidade 4 - Pílula do conhecimento 4: Testes “end-to-end”.
- 4.1.5) Testes de aceitação — as funcionalidades funcionam corretamente?
- 4.1.6) Testes Exploratórios
- QA | Unidade 4 - Pílula do conhecimento 5 : Testes Exploratórios
- 4.1.7) A confusão sobre a terminologia de testes
- 4.2) Gates de Qualidade
- 4.2.1) Definição de Gate de Qualidade
- 4.2.2) Benefícios da implementação de gates de qualidade
- 4.2.3) Gates de Qualidade no Ciclo de Desenvolvimento de Software (SDLC
- 4.2.4) Critério de interrupção do teste como parte do Q-gate – Stop Testing Criteria
- QA | Unidade 4 - Pílula do conhecimento 6:Critério de interrupção do teste como parte do Q-gate – Stop Testing Criteria
- 4.2.4.1) Análise de Métricas
- 4.2.4.2) Quando parar um teste ou bloquear um teste
- 4.2.4.3) O critério em si
- QA | Unidade 4 - Masterclass 1
- QA | Unidade 4 - Masterclass 2
- Síntese
- Exercício Extra - Unidade 4
- E-book - Resumo da unidade | QA - Unidade 4
- Fim da Jornada
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Felipe Vieira De Souza